top of page
_MG_0055.jpg

LEANDRO
CAGIANO

"Minha paixão é a natureza e seus fenômenos. Sou um curioso da vida selvagem porque tenho veneração pelos animais. A fotografia é o meio que me aproxima de tudo isso e a forma de expressar minha admiração. Mas também é minha arma pacífica na defesa dos habitats que abrigam toda a fauna."

Juntos pela Natureza!

Leandro Cagiano mergulhou desde cedo nas profundezas da expressão artística estudando desenho, ilustração, pintura e, mais tarde, design gráfico. Contudo, foi na fotografia que ele encontrou a sinergia perfeita para unir a arte à sua paixão pela natureza, de maneira vívida e palpável.

Sua devoção à vida selvagem e aos fenômenos naturais revela-se como a força motriz do seu trabalho, utilizando a fotografia não apenas como um meio de capturar momentos, mas como uma arma silenciosa em defesa dos habitats que sustentam toda a fauna. Seu instante decisivo não está no exato momento de um ato. Suas fotos estão mais para o implícito do que para o óbvio. É como se ele nos deixasse pistas para que o espectador pudesse juntar e terminar de criar a história. 

Em 2008, Leandro deu os primeiros passos profissionais na fotografia, porém, foi entre 2010 e 2013 que ele forjou uma das mais notáveis documentações fotográficas sobre o estuário Lagamar, no litoral sul de São Paulo. Um convite para participar de uma pesquisa sobre o boto-cinza na região foi o catalisador para sua jornada. Com suas imagens disseminadas por diversos veículos de comunicação brasileiros, ele embarcou em inúmeras expedições, uma delas culminou na publicação do livro "Mar de Leões", uma narrativa visual sobre a migração dos Leões-Marinhos da Argentina e Uruguai para o litoral do Rio Grande do Sul. No mesmo período, suas fotografias também compuseram a exposição "Do Mangue ao Mar", da ONG Guardiões do Mar e exibida em diversos museus do Rio de Janeiro.

No ano de 2020, Leandro Cagiano documentou o maior incêndio já registrado no Pantanal, numa colaboração impactante com o Greenpeace Brasil, uma ONG à qual ele permanece colaborando. Suas imagens transcenderam todas as fronteiras, ecoando através das mídias globais. Em 2021, em uma epopeica jornada da Outward Bound Brasil, ONG a qual ele colabora desde 2017,  Cagiano imortalizou os 21 dias de uma expedição de canoa ao longo do rio Roosevelt, na Amazônia. Viagem que refaz os passos do Marechal Rondon e do ex-presidente americano Theodore Roosevelt. Essa expedição culminou em um livro e está prestes a se materializar em um emocionante documentário.

Residindo na sua cidade natal, São Paulo, Leandro Cagiano gerencia seu escritório de produção de imagens e comercialização de fotografias. A metrópole torna-se seu ponto de partida para as novas expedições.

LEANDRO CAGIANO | photographer

SÃO PAULO / BRASIL | +55 11 98383.5573 | CAGIANO@CAGIANO.COM


created by Estúdio Mirador 2022
  • Instagram
bottom of page